sexta-feira, março 02, 2012

CAUSOS DO PROFESSOR REBOUÇAS MACAMBIRA
Guaipuan Vieira(*)


O já falecido mestre de literatura, Professor José Rebouças Macambira, natural da cidade de Palmácia, estado do Ceará, tinha muitos “causos”, dentre eles, dois tenho guardados em minha mente, os quais relato agora.
Em certa ocasião de sua vida, já idoso e com vários livros de português publicados, foi ele se reciclar em um desses cursos de LITERATURA da capital cearense. Para sua surpresa, o livro escolhido para o dito curso era um de sua autoria. Ele então riu para o professor que dava a aula, educadamente pediu apenas desculpas, dizendo que, por motivos de força maior, não poderia participar mais daqueles estudos e se retirou da sala.
A outra pérola daquele mestre foi a seguinte: Ele foi representar o Ceará numa conferência, no Rio de Janeiro, e o assunto era Língua Portuguesa. Num momento lá passaram uma carta entre os conferencistas pra que encontrassem erros na carta. E a mesma passou pelas mãos de onze pessoas e nenhuma delas encontrou sequer um erro. Quando chegou nas mãos do prof. Macambira, esse encontrou dez erros e ainda comentou os porquês dos erros.
Aproveito o ensejo e transcrevo abaixo, um poema desse laureado professor. Apenas um, dentre tantos poemas, contos e crônicas escritas por ele.


TRÊS PALAVRAS


Tentei fazer-te um poema
Cheio de amor e beleza
Mas só me saiu da pena
Uma palavra: INCERTEZA!


Depois tentei-o de novo
Já suspeitando a verdade
E só me saiu da pena
Uma palavra: SAUDADE!


Ao tentá-lo, finalmente,
Com os prantos nos olhos meus
Saiu-me a custo da pena
Uma só palavra: ADEUS!


(*) Poeta e graduado em História -Do livro inédito Veredas do Cordel

0 Comentarios:

<$BlogCommentAuthor$> said...

<$BlogCommentBody$>

<$BlogCommentDateTime$> <$BlogCommentDeleteIcon$>

Postar um comentário

<< Home